Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de junho de 2009


BIOENERGIA E PRÁTICA HOMA (1ªparte)

BIOENERGIA
A vida existe graças à energia vital, a bioenergia, que permite o surgimento e reprodução dos seres vivos. Ela encontra-se em qualquer lugar no nosso planeta, porém existem algumas áreas em que se manifesta de forma mais benéfica aos seres humanos. As aglomerações das cidades podem ser extremamente negativas energeticamente, pelo excesso de pessoas para a bioenergia disponível. Sem dúvida podemos dizer que a maioria das grandes cidades, em especial as de crescimento vertical (com grandes edifícios, arranha céus, etc.) são extremamente danosos. Isto se deve não só à desproporção entre energia vital e o número de seres humanos, como também à aglomeração massiva das edificações que acaba por bloquear a bioenergia, ao não deixar espaço para que ela circule de forma adequada. A vida moderna acaba impondo às pessoas um distanciamento da natureza ao mantê-las a maior parte de seu tempo em ambientes fechados, muitas vezes construídos e organizados de forma bastante prejudicial.De algum modo, é importante nos darmos conta que acabamos formando um conjunto com a edificação que ocupamos, de forma similar à pele no organismo humano.É recomendável manter o máximo possível de bioenergia nos espaços em que se desenvolve nossa vida cotidiana, fazendo-a fluir de modo favorável para estimular a vida.

CIRCULAÇÃO DE BIOENERGIA
O fluxo de bioenergia numa edificação, será prejudicial tanto se for acelerado quanto estagnado.É preciso que sua circulação pelas portas e janelas seja “natural”. Que permita a potencialização da vitalidade dos seus ocupantes, que possibilite o acúmulo de fluxo energético em determinadas áreas, sem perder sua mobilidade. Que esteja de acordo à função que se exerce em cada ambiente.UMA CURIOSIDADE: OS ESPAÇOS DA CASA E OS ÓRGÃOS HUMANOS
De acordo com Roman Cano em seu “Manual do Curador de Casas”, podemos estabelecer uma correlação entre os diversos ambientes de uma casa e os órgãos do corpo humano:
Os corredores, vestíbulos, halls, podem ser considerados os condutores (veias ou nervos) que fazem circular a bioenergia em direção aos acumuladores ou quartos da edificação (pulmões e cérebro).
As portas e janelas serão as aberturas (boca ou aparelho excretor) pelas quais entram e saem tanto o fluído vital quanto os resíduos energéticos
Os móveis, adornos e plantas serão nossa contribuição a esta circulação de energia.
Desta forma será mais fácil entender como circula o fluido vital, assim como a razão de que se formem autênticos bloqueios do mesmo. O bloqueio de bioenergia gera alterações energéticas na edificação e em seus ocupantes.
Assim vemos como é primordial a purificação e manutenção da bioenergia em nossos ambientes da forma simples e eficaz da Homaterapia praticada diariamente.